TOPO
Alt Da Imagem

Japaratinga

Japaratinga-AL

A bucólica cidade de Japaratinga fica localizada no belo litoral norte de Alagoas. Banhada por um mar de tons verde esmeralda, ela está situada bem no coração da barreira coralínea da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais – maior unidade de conservação marinha costeira do Brasil. É um verdadeiro pedacinho do céu na terra! Rica em belezas naturais e belas praias, ela surpreende com seus 15 quilômetros de litoral que conta com 6 lindíssimas praias semi desertas, perfeitas para quem busca tranquilidade. Verdadeiramente, é um lugar onde existe uma sensação de liberdade com muita paz e energia. Com uma área de 85.356 km², Japaratinga te proporciona 06 praias incríveis, cada uma com uma vibe diferente. Além das praias, você pode aproveitar os atrativos turísticos como: passeio de buggy, mergulho, piscinas naturais, passeio de orla, igrejas, mirantes, gastronomia da região e muitos outros

História

CleanShot 2023-02-15 at 23.54.31

Artesanato

94bde0e7-5c5b-4ff8-a06d-755185e53013

Gastronomia

IMAGEM 17 - Gastronomia - Juan Manuel Loreiro

Costa dos Corais

204b17ea-9f26-4cbf-a5e2-08f99778a407

História

Uma colônia de pescadores, estabelecida no local onde hoje está a prefeitura, deu origem ao município de Japaratinga. A ocupação da região começou por volta de 1800, data em que se inicia também a exploração do coco. Uma estrada que dava acesso apenas a animais ligava a rodovia principal - hoje AL-101 Norte - a Porto de Pedras, passando por Japaratuba, nome primitivo de Japaratinga. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figurava no município de Maragogi, o distrito de Japaratuba. Pelo decreto-lei estadual de nº 2.909, de 30 de dezembro de 1943, o distrito de Japaratuba passou a denominar-se Japaratinga. Em 1935, existia um pequeno estaleiro onde eram construídos navios de pequeno porte para o transporte do coco. Motivos políticos levaram os líderes locais a lutarem pela autonomia administrativa, liderados por José Jorge de Farias Sales, chefe político de Maragogi. Em 1960, através da Lei 2.264, o município foi desmembrado de Maragogi, mas sua instalação oficial só ocorreu em 30 de junho do mesmo ano. Japaratinga é hoje um importante polo turístico e a beleza exótica de suas praias é fascinante.

Artesanato

Por conta de seu histórico como colônia de pescadores que remonta ao século XVIII, permitiu uma forte exploração da fibra do coco, da madeira, do cipó e o ouricuri, tornando uma assinatura única ao artesanato de Japaratinga.

Gastronomia

Além das belezas naturais, Japaratinga também é reconhecida por sua rica gastronomia baseada em frutos do mar. A lagosta, o camarão, o polvo e os mais variados tipos de peixe compõem deliciosas receitas produzidas com muito afeto, que carregam em si aquele tempero regional que só Japaratinga tem. Ah, e claro que não podemos deixar de lado as frutas tropicais sendo transformadas em inúmeras variedades de doces e guloseimas locais.

Costa dos Corais

A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) é a maior unidade de conservação marinha costeira do Brasil, e está entre as dez Unidades de Conservação mais visitadas do país. Com aproximadamente 413 mil hectares de área e 120 km de praias e manguezais, é uma unidade de uso sustentável que busca reunir a conservação ambiental com o turismo e a pesca, garantindo a conservação desse ambiente para as gerações atuais e futuras. Sua importância se deve à existência de recifes de corais e mangues, apresentando uma rica biodiversidade representada por algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

Conduta responsável da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais

Para que todos saibam que esses lugares são importantes e que devem ser usados de forma responsável, o governo dá a eles esse título, garantido por lei, Unidades de Conservação, também conhecidas como Áreas Protegidas. O uso dessas áreas é feito a partir de acordos estabelecidos entre a sociedade civil e as entidades públicas, garantindo ao ambiente e as pessoas que dependem dele o cuidado que merecem!   

Ao visitar a APA é o nosso dever ajudar a preservar o meio ambiente, muitas delas com pequenas ações:

  • Contribua com a limpeza das praias. Nunca jogue lixo na areia e no mar! Recolha o seu lixo e deposite-o em local apropriado.
  • Restos de cigarros são grandes poluidores das areias das praias! Jogue-os no lixo.
  • Nunca alimente os peixes, pois isso prejudica a saúde dos animais marinhos.
  • Nunca tente tocar nos corais, pois são muito frágeis e você pode se machucar.
  • Não colete nada! Leve da praia somente memórias e fotografias dos bons momentos.
  • Lembre-se que o comércio de artesanato com corais ou outros animais marinhos é crime ambiental.
  • Não leve animais para a praia, pois eles podem contaminar areia e a água.
  • O uso de protetor solar na praia é indispensável, mas para não prejudicar o bioma marinho, quando mergulhar em piscinas naturais, use apenas protetores solares à prova d’água.
  • Proteja a vegetação de restinga!  Evite pisar nas plantas e utilize os acessos demarcados.
  • Contribua com a conservação da fauna marinha. Não mexa nos ninhos de tartarugas identificados na praia.
  • Respeite os períodos de reprodução de espécies pesqueiras. Seja um consumidor consciente! Não consuma pescados que estejam no período de defeso ou com tamanho inferior ao permitido.
  • Valorize nossas áreas protegidas e respeite as comunidades locais. Sua visita contribui para a conservação da natureza.
  • Informe-se sobre os horários e ciclos de marés, para evitar situações imprevistas e perigosas.
  • Em águas rasas, evite o uso de nadadeiras para não quebrar os corais. Movimente-se lentamente para não afugentar os animais.
  • Observe as regras de segurança na navegação. Mantenha distância mínima de 200 metros da praia e dos banhistas.
  • O mergulho é uma das maneiras mais legais de conhecer os recifes de corais, para evitar danos aos corais, mantenha sempre os equipamentos de mergulho perto do corpo.

Seguindo essas condutas você contribui para o equilíbrio ambiental e todos os benefícios que um ecossistema com tanta biodiversidade pode proporcionar! Bom para a natureza, bom para você.

You don't have permission to register